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As Armas da Persuasão
Após anos de experiência sendo influenciado por vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini decidiu mergulhar no estudo da persuasão. Sua missão era desvendar os segredos por trás do que nos leva a dizer "sim" a um pedido e explorar as técnicas mais eficazes nesse processo.
Ao reunir dados das mais recentes pesquisas científicas, relatos de pessoas comuns e sua própria vivência ao infiltrar-se em organizações que treinam os chamados "profissionais da persuasão", Cialdini produziu uma obra acessível e indispensável para aqueles que desejam entender como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, proteger-se de manipulações.
Seis princípios psicológicos fundamentais regem o comportamento humano na tomada de decisões e podem ser utilizados como poderosas ferramentas:
1. Reciprocidade: sentimos a obrigação de retribuir o que nos foi dado, mesmo que isso não nos beneficie diretamente.
2. Compromisso e coerência: uma vez que fazemos uma escolha, enfrentamos pressões para manter a consistência com nossos compromissos.
3. Aprovação social: buscamos pistas do comportamento correto nos outros.
4. Afeição: tendemos a aceitar pedidos de pessoas que conhecemos e gostamos.
5. Autoridade: temos uma forte tendência a obedecer a figuras de autoridade.
6. Escassez: tudo se torna mais valioso quando está em falta.
Cada princípio é minuciosamente explorado pelo autor, abordando sua função na sociedade e como os profissionais da persuasão podem utilizá-los em solicitações de compra, doações, concessões, votos, entre outros. Além disso, aprendemos a aplicar essas técnicas em nosso benefício nas interações diárias, seja com vizinhos, amigos, colegas, parceiros de negócios ou familiares.
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- Autor: CIALDINI, ROBERT B